A audiência pública sobre a concessão da ferrovia Norte-Sul abre na próxima sexta-feira (23) e segue até o dia 9 de agosto. Segundo a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), estão marcadas sessões presenciais em Goiânia (GO), no dia 20 de julho; Palmas (TO), no dia 28 de julho; Uberlândia (MG), em 1º de agosto; São Paulo (SP), em 3 de agosto; e Brasília (DF), no dia 7 de agosto.
Segundo o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, a previsão é que o edital seja publicado no segundo semestre de 2017 e o leilão ocorra no primeiro trimestre de 2018.
O trecho que será concedido, entre Porto Nacional (TO) e Estrela d’Oeste (SP), tem 1.537 quilômetros. A previsão é arrecadar R$ 1,5 bilhão no leilão e os investimentos durante a concessão devem somar R$ 3,08 bilhões.
O modelo de leilão será pelo maior valor de outorga, com prazo de 30 anos (prorrogáveis por mais 30) e dentro do modelo vertical – concessionário fica responsável por investimentos, operação e aquisição de material rodante.
Para atrair investidores estrangeiros, o BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento) deve financiar os investimentos e, possivelmente, a outorga.
A ferrovia é considerada um dos projetos mais importantes para o escoamento da produção agrícola do Brasil. A demanda prevista inicialmente é de 1,2 milhão de toneladas, subindo para 8 milhões em 2020 e 25,8 milhões ao final da concessão.
Com informações do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil
Fonte: Agência CNT de Notícias – 21/6/2017