Fonte: Redação SETRANS 
“Grandes empresas mundiais, de forma crescente, terceirizam seus serviços logísticos”, informou o economista e diretor da Veloce Logística, Paulo Roberto Guedes, em sua palestra realizada no Programa Ação ABC Empresarial – Negócios e Debates no Transporte Rodoviário de Cargas – , no último dia 10 de novembro, na sede do SETRANS.
O executivo destacou que a logística e a terceirização se transformam em estratégias empresariais para obter vantagem competitiva. Normalmente a terceirização se inicia nos processos menos complexos, como transporte, armazenagem, cross-docking, serviços aduaneiros e logística reversa. “Os objetivos desse processo são diminuir os riscos da cadeia de suprimentos e liberar mais tempo para o “core business” da empresa, disse Guedes”, observou. No processo logístico o transporte de cargas chega a representar entre 60 a 65% do custo logístico das empresas, informou.
Para os empresários, Guedes ressaltou que a grande tendência, portanto é de terceirizar as operações logísticas, com crescimento neste mercado. “Estarão em vantagens aqueles, observou Guedes, quem tiver ampla rede de parceiras e alianças para exercer as atividades de transporte e distribuição, nacional e internacional, inclusive logística reversa; armazenagem e centros de distribuição (built to sui”); logística interna e montagem (assembly); operações portuárias, aduaneiras e de comércio exterior e fornecimento de equipamentos e estruturas operacionais.
Muitas transportadoras de cargas brasileiras criaram suas empresas de logística e se tornaram operadores logísticos. No entanto, comentou que a empresa que definir como estratégia permanecer como transportador rodoviário de cargas também poderá se beneficiar, através de parceria com o operador logístico.
MAN 
O supervisor de vendas da MAN Latin America, Carlos Rocca, apresentou um filme institucional da companhia e falou das expectativas de aumento das vendas de veículos comerciais para este ano e também para 2011.
Parceiros 
O Programa Ação ABC Empresarial – Negócios e Debates no TRC – conta com a parceria das seguintes empresas: Man Latin America, Dibracam Caminhões e Ônibus; Itatiaia Caminhões e Automóveis; Vetelli – Iveco; Serv Molas; Sascar; Souza Ramos; Ford Caminhões; Scania; WebTrac Soluções em Rastreamento; Autotrac; Apta Caminhões e Ônibus; Mercedes-Benz; Sadive; Facchini e Petrobras.
Fotos Realce

Paulo Roberto Guedes diretor presidente da Veloce Logística e Sallum Kalil Neto presidente do SETRANS

Paulo Roberto Guedes, diretor presidente da Veloce Logística e Sallum Kalil Neto, presidente do SETRANS


Carlos Rocca supervisor de vendas da MAN Latin America

Carlos Rocca, supervisor de vendas da MAN Latin America


Empresários e parceiros na palestra sobre logística e terceirização

Empresários e parceiros na palestra sobre logística e terceirização