close

Programa Despoluir

LOGO_Despoluir

O SETRANS passou a afixar o Selo Despoluir nos caminhões aprovados no teste de aferição veicular de sua Unidade Móvel. A medição da fumaça dos escapamentos dos veículos movidos a diesel é realizada com o aparelho opacímetro. O Selo que começa a ser utilizado em fevereiro tem validade de seis meses.

A aferição veicular é feita com base nos padrões estabelecidos pelo Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), criado pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). As resoluções do Conama estabelecem critérios, procedimentos e limites máximos admissíveis de opacidade da emissão de escapamento para as diferentes categorias de veículos automotores, nacionais e importados. Os ensaios para medição de opacidade são realizados com base na Norma Brasileira NBR 13.037 – Gás de Escapamento Emitido por Motor Diesel em Aceleração Livre. A opacidade é medida pelo Medidor de Opacidade, tipo fluxo parcial, opacímetro, de acordo com a ISO11614.

O Programa Ambiental do Transporte – Despoluir é desenvolvido em todo o País com o gerenciamento da Confederação Nacional do Transporte (CNT) e SEST/SENAT. Na Região do Grande ABC os atendimentos são realizados pelo SETRANS, com o apoio da FETCESP.

O Programa Despoluir auxilia as empresas para atender algumas exigências do Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade (Sassmaq), da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim).

A Unidade móvel Despoluir do SETRANS vai até as empresas de transporte. Mais informações na sede do SETRANS ou no telefone (11) 4330-4800 ou no e-mail: despoluir@setrans.com.br.

Programa Despoluir