A FETCESP realizou mais uma reunião de diretoria, na quinta-feira, 19 de maio, desta vez de forma hibrida, sendo a presencial na sede da FETCESP, em São Paulo-SP.

O momento foi para continuar as avalições e debates de assuntos de interesse do setor como andamento das negociações salariais, Documento de Transporte Eletrônico (DT-e), a prorrogação de validade dos Certificados do Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (CRNTRC) para 30 de agosto de 2022, a Licença Especial de Transporte de Produtos Perigosos (LETPP) na cidade de São Paulo, aumento do preço do diesel e mudança na atualização do frete mínimo.

No encontro foi apresentado estudo da FETCESP feito com empresas de telemedicina. O presidente da FETCES|P, Carlos Panzan, disse que o objetivo é analisar o mercado e firmar parceria para oferecer condições especiais às empresas associadas as entidades regionais. Os presidentes de sindicatos falaram de suas demandas regionais e atuação nas bases.

Os assessores jurídicos falaram das novidades de suas áreas de atuação, como a Medida Provisória 1.116, de 04/05/2022 que institui o Programa mais Mulheres e Jovens e altera a Lei 11.770/2008, que trata do Programa Empresa Cidadã e a Consolidação das Leis do Trabalho. Também foi comentada a Medida Provisória, de 17?05?2022, que restringe, até 31 de dezembro de 2022, o uso de créditos tributários decorrentes de contribuições sociais (PIS/Pasep e Cofins) para produtores e revendedores de combustíveis. As MPs tramitam no Congresso Nacional.

1º PremiAr Transportando um Mundo Verde

Os diretores e assessores conheceram detalhes do 1º PremiAr – Transportando um Mundo Verde, realizado através do Programa Despoluir da FETCSESP. A premiação busca valorizar as empresas comprometidas com a preservação do meio ambiente e que utilizam o Programa Despoluir para o controle da emissão dos poluentes de suas frotas.

O presidente da FETCESP, Carlos Panzan, destacou a importância de mostrar a sociedade que as empresas estão preocupadas com a questão ambiental, em especial com a emissão de poluentes da frota movida a diesel. “Buscamos ainda incentivar a adoção do Programa Despoluir para um número maior de empresas em todas as regiões do nosso estado”. O Programa Ambiental do Transporte é desenvolvido pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e pelo SEST SENAT, desde 2007, em parceria com a FETCESP e demais federações distribuídas em todo o Brasil, com o objetivo de buscar de solucionar os impactos ambientais advindos do transporte. Mais informações no site do 1º PremiAr – Transportando um Mundo Verde: https://premiarfetcesp.com.br/

16º Congresso Paulista do TRC

O presidente da FETCESP comentou sobre a realização do 16º Congresso Paulista do TRC de 09 a 12 de junho no Grande Hotel Campos do Jordão. O evento reunirá mais de 200 pessoas entre empresários e lideranças do setor do estado de São Paulo e de regiões do país. As inscrições já estão encerradas.

Na abertura do evento, em 09 de junho, às 19h30 será entregue a Medalha Mérito do TRC Paulista de 2022. Nos dias 10 e 11 estão previstos painéis sobre Perspectivas Políticas e Econômicas; Sustentabilidade Automotiva e Inserção da Mulher nos Negócios. Também serão realizadas a palestra sobre a Gestão da empresa Águia Branca e reunião da Comjovem Regional São Paulo sobre Sucessão nas Entidades.

O 16º Congresso Paulista do Transporte Rodoviário de Cargas é uma realização da FETCESP, tem o apoio institucional da Evo e patrocínio da Ambipar, Autotrac, Sistema da Confederação Nacional do Transportes (CNT – Sest Senat e ITL), Iveco, Mercedes-Benz, NTC e Logística, Raízen , Veloe e Volkswagen.

Fonte: FETCESP