Na primeira edição do Programa Ação ABC Empresarial deste ano, realizada na segunda-feira (14), o SETRANS, em live, levou para o debate a importância da Convenção Coletiva de Trabalho, destacando as vantagens dos acordos firmados na Região do ABC.

O empresário, diretor financeiro do SETRANS e coordenador da Comjovem ABC, Marcel Zorzin, fez a mediação da live e ressaltou que as convenções firmadas pelo SETRANS são inovadoras. A diretoria está atenta à legislação e às tendências na gestão das empresas para oferecer segurança jurídica .Destacou que a convenção coletiva do SETRANS é uma das mais completas no setor de transportes.  .

O assessor jurídico do SETRANS  Vinicius Campoi explicou sobre os benefícios para as empresas associadas que aderirem ao termo de adesão de cláusulas específicas da convenção coletiva.

Campoi explicou que a reforma trabalhista, ao tratar da prevalência do negociado sobre o legislado, trouxe uma valorização para os acordos firmados nas convenções coletivas.

Na convenção coletiva do SETRANS, Compoi explicou que muitas cláusulas foram adotadas com base na nova legislação. E explicou com detalhes algumas como jornada extraordinária, tempo de espera, teletrabalho, banco de horas, adoção de meios alternativos de controle de jornada de trabalho, fracionamento dos períodos de férias anuais, exame toxicológico, vale transporte em dinheiro e Núcleo de Conciliação Prévia, entre outros. “O principal objetivo é sempre fornecer maior segurança jurídica para as empresas”, destacou Vinicius Compoi.

Campoi lembrou que em breve as negociações coletivas de 2022 devem se iniciar e recomendou que os empresários participem das assembleias que serão marcadas .

O analista de departamento pessoal da Paulicon, Cristiano Bezerra de Arruda, comentou sobre os eventos do Sistema Saúde e Segurança do Trabalho (SST). Ressaltou que desde 10 de janeiro os eventos passaram a ser enviados pelo e-social e que os prazos precisam ser atendidos. “Com esse sistema o governo pode fiscalizar a empresa a qualquer momento”, destacou.

Para assistir a live e conferir as explicações sobre os benefícios da convenção coletiva do SETRA|NS acesse aqui o link

Parceria     

O Programa Ação ABC Empresarial 2022 tem a parceria das empresas SN Serv Nova; DSS Informática; Mercedes-Benz; Trade Vale Corretora de Seguros; Sighra Tecnologia em Rastreamento; Scania e RoadCard/Pamcard.

Mais informações sobre os benefícios e serviços do SETRANS: telefone (11) 4330-4800; e–mail comercial@setrans.com.br

Fonte: SETRANS