O primeiro pedágio de livre passagem de São Paulo começa a funcionar nesta quarta-feira na rodovia federal SP-333, no município de Itápolis, conforme anuncia a EcoNoroeste. Nessa rodovia, a operação será 100% automatizada com o novo sistema, sem cabines de pedágio. Ainda no segundo semestre, a nova modalidade de cobrança começará na praça de Jaboticabal.
Conhecido como free flow, a ideia é que o motorista utilize as rodovias sem precisar passar pelas barreiras físicas de pedágio, o que promete agilizar o trânsito, reduzir impactos ambientais e baixar o preço da tarifa — promovendo a justiça tarifária, mote de quem defende o projeto porque faz uma cobrança proporcional ao trecho percorrido.
A cobrança no sistema free flow é feita de acordo com a distância percorrida pelo veículo a cada pórtico. Todo o processo é automático, e o valor é cobrado na fatura mensal da tag instalada no veículo – independentemente da empresa escolhida pelo motorista (Sem Parar, ConectCar, Veloe, Greenpass e Move Mais).
Já para os que não têm possuem tag, a orientação é pagar o valor devido no site da concessionária, por meio de um sistema que ainda será implementado.
Iniciado há pouco mais de um ano, o sistema free flow já estava em funcionamento no Brasil em dois estados: Rio de Janeiro (na Rio-Santos) e Rio Grande do Sul (na ERS-122, na ERS-240 e na ERS-446). Já havia anunciado planos de implantação em São Paulo nas rodovias estaduais SP-055 (Padre Manuel da Nóbrega), SP-088 (Mogi-Dutra) e SP-098 (Mogi-Bertioga) para um futuro breve, mas agora começa, oficialmente, a funcionar o primeiro 100% automatizado do estado. Existem outras rodovias que têm sistema híbrido, praças de pedágios tradicionais e o free flow já funcionando em São Paulo.
O sistema é operado por pórticos que possuem um sistema de câmeras, antenas e sensores, permitindo que os usuários sigam viagem sem precisar parar em cabines ou reduzir a velocidade.
A implantação do sistema faz parte do contrato firmado pela EcoNoroeste com o Governo do Estado de São Paulo e com a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP), que prevê a substituição de todas as praças de pedágio por pórticos de cobrança, de forma gradual, até o 7º ano da concessão.
Meios de pagamento Free Flow
A EcoNoroeste compartilhou a forma de pagamento para cada motorista. Canais de pagamento para quem não tem a tag:
- Site freeflow.econoroeste.com.br: Por meio da plataforma Pedágio Pay, desenvolvida pela empresa Fadami.
- Aplicativo: Disponível na Apple Store, para usuários de iOS, e Google Play Store, para os de Android. O app, além de direcionar o motorista para o Pedágio Pay, terá outros serviços, como calculadora de desconto e mapa interativo.
- WhatsApp: 0800-326-3663.
- Presencialmente, nos SAUS da SP-333: Por meio dos totens de autoatendimento. O pagamento pode ser realizado com cartão de crédito, débito ou Pix.
A concessionária ressaltou que o não pagamento da tarifa é considerado infração grave pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB ), com multa de evasão no valor de R$ 195,23 e 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
O tema foi alvo de muita polêmica porque, no início deste ano, motoristas que utilizam a Rio-Santos (primeira rodovia do país com o free flow), afirmaram que estavam recebendo “multas surpresas” por evasão de pedágio ao passarem pelos trechos que comportam o pedágio de livre passagem. Os principais motivos da inadimplência, segundo os consumidores, são o desconhecimento sobre o formato e problemas no sistema de pagamento.
Por isso, as concessionárias estão, cada vez mais, reforçando a comunicação e explicando como funciona o sistema de pagamento para os motoristas sem tags. “Além de oferecer diversos canais de pagamento aos motoristas, a EcoNoroeste tem realizado uma intensa campanha educativa, tanto online como offline, em toda a sua área de atuação, para alertar os usuários sobre a nova mudança de sistema”, disse a empresa em nota.
Descontos
Os motoristas que possuem tags podem contar com descontos ao passar pelo free flow. Os veículos de passeio e comerciais possuem descontos em cada passagem, com uma tag válida, que variam de 5 a 96%.
Veja como funcionam:
- Desconto de Usuário Frequente (DUF)
Disponível apenas para veículos de passeio. Os descontos são aplicados a partir da segunda passagem por uma mesma praça de pedágio, no mesmo sentido e dentro do mesmo mês.
Esse benefício concede uma redução adicional e progressiva sobre o valor da última tarifa paga. Ao chegar a 30ª passagem, o valor com o desconto permanece fixo até o último dia do mês.
Em todas as passagens, é aplicado um desconto de 5% na tarifa de veículos comerciais e de passeio, incluindo reboque e semirreboque, se houver.
Fonte: InfoMoney