Muitos desafios para o transporte rodoviário de cargas em 2026
O ano começou e continuamos diante de vários desafios no transporte rodoviário de cargas, como juros altos, reoneração da folha de pagamento, mudanças regulatórias, fretes baixos e demanda com sinais de retração.
.A tendência, segundo analistas, é que tais fatores prevaleçam nos próximos meses. Por isso, a gestão das empresas precisa dedicar atenção aos processos internos, especialmente, em analisar a operação x custos e trabalhar com valores que garantam uma remuneração adequada dos fretes. Afinal, se não tivermos operações rentáveis as empresas enfrentarão períodos críticos e riscos graves para a sobrevivência do negócio.
Além disso, precisamos profissionalizar as nossas empresas com capacitação contínua para fazer frente às mudanças. Para isso, o SETRANS, SEST SENAT e ITL, têm estruturas diversificadas para auxiliar os interessados.
Cientes dos desafios, a representação do setor permanece mobilizada em busca de um ambiente seguro à nossa atividade que é essencial à economia brasileira.
O SETRANS, integrante deste processo, tem uma forte atuação na região do ABC e, nos temas estaduais e nacionais, junto às entidades, como a FETCESP, Confederação Nacional do Transporte, sindicatos regionais e a NTC&Logística. Com essa união temos conquistado bons resultados.
Convido os empresários e executivos para participar do SETRANS com seu tempo e experiência e fazer parte da transformação e melhoria do TRC.
Entre em contato com nosso time no SETRANS e tenha informações sobre a agenda de reuniões e eventos e dos nossos serviços: Whatsapp (11) 93487-9757.
Marcel Zorzin, Presidente do SETRANS




