PRF realiza ações educativas em todo o estado de São Paulo para marcar os 18 anos da Lei Seca
Fiscalizações com etilômetro e atividades de conscientização reforçaram os riscos da combinação entre álcool e direção
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) promoveu, nesta quinta-feira (19), uma série de ações educativas e de fiscalização em todas as suas delegacias no estado de São Paulo em alusão aos 18 anos da Lei Seca. A iniciativa contou com a participação de diversos órgãos parceiros ligados à segurança viária e ao trânsito, entre eles o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER-SP), concessionárias das rodovias, SEST/SENAT e o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP).
As atividades foram realizadas simultaneamente em diferentes rodovias federais paulistas, combinando ações de fiscalização com iniciativas voltadas à educação para o trânsito. Durante as abordagens, os policiais realizaram testes com etilômetro e orientaram os condutores sobre os riscos e as consequências da condução de veículos sob a influência de álcool.
Além da fiscalização, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o Cinema Rodoviário, ferramenta educativa idealizada pela PRF que utiliza recursos audiovisuais e palestras de curta duração para promover a conscientização dos usuários das rodovias. Durante a atividade, motoristas e passageiros dos veículos abordados foram convidados a assistir a uma apresentação sobre os perigos da combinação entre álcool e direção, os impactos dos sinistros de trânsito e a importância de escolhas responsáveis ao volante.
Ao final das atividades, os participantes receberam materiais educativos e brindes fornecidos pelos órgãos envolvidos na ação, reforçando a mensagem de preservação da vida e de construção de um trânsito mais seguro para todos.
Ao completar 18 anos, a Lei Seca permanece como um importante marco na redução da violência no trânsito brasileiro. Ao longo desse período, a intensificação da fiscalização aliada às ações de educação para o trânsito contribuiu para ampliar a conscientização dos condutores sobre os riscos da condução sob efeito de álcool.
Para o superintendente da Polícia Rodoviária Federal em São Paulo, inspetor Almeida Júnior, a legislação representou uma mudança significativa na forma de enfrentar uma das principais causas de mortes no trânsito. “Sem dúvida nenhuma, essa lei é um marco na fiscalização e no combate às vítimas fatais em sinistros de trânsito. Especialmente no estado de São Paulo, essa lei contribuiu para que nossa regional atingisse uma das primeiras colocações em redução de sinistralidade no país, graças ao esforço conjunto que une a fiscalização à educação para o trânsito”, destacou.
A combinação entre fiscalização qualificada, conscientização dos usuários das vias e atuação integrada dos órgãos de trânsito tem sido fundamental para a construção de um ambiente viário mais seguro. Nesse contexto, ações como as realizadas pela PRF e seus parceiros reforçam a importância da prevenção e da responsabilidade individual para a preservação de vidas.
Fonte: PRF / Foto: Divulgação/PRF




