O presidente do Grupo Supricel, Luiz Guilherme Schnor, esteve no SETRANS no último dia 20 de junho contando um pouco de sua experiência sobre sucessão na organização, com o tema: Família Decidindo Juntas o Seu Futuro. A palestra foi apresentada durante o Programa Ação ABC Empresarial – Negócios e Debates no TRC.
O empresário Schnor contou, rapidamente, sobre o crescimento da organização empresarial da família. Começou quando seu pai, Erivaldo Schnor, com visão empreendedora, por volta dos anos 1960, resolveu montar uma empresa de transporte, a Transvoe, com alguns sócios, para transportar o gado para o frigorifico no qual trabalhava. Com o passar dos anos foram surgindo algumas oportunidades e abraçadas pelo fundador do grupo. Assim, os negócios da família foram se diversificando. Com o objetivo de deixar uma empresa estruturada para seus filhos comprou a parte dos sócios. Assim em 1982, surgiu a Supricel Transportes, a primeira empresa do Grupo.
Por volta desta época, Luiz Guilherme Schnor, juntamente com sua irmã e seu irmão passaram a cuidar da empresa de transporte. No entanto, em 2004, quando tinha pouco mais de 30 anos, a família foi surpreendida com uma doença grave do pai deles.
Neste momento, Schnor contou que se viu diante de um processo que não tinha como adiar: fazer a sucessão sem traumas na empresa. Uma situação bastante difícil para ele enfrentar, uma vez que todos da família estavam afetados com a doença do fundador. No entanto, também com visão empreendedora, Schnor com apoio do pai, buscou ajuda externa, uma consultoria de renome, para atravessar a crise na empresa. O pai acabou falecendo em janeiro de 2005 e totalmente envolvido no processo de sucessão.
Schnor observou que não há nada de errado em ser uma empresa familiar, mas para ficar no mercado, os sócios precisam se comunicar e ter regras claras para serem obedecidas por todos. No Grupo Supricel, Schnor comentou que para um familiar, hoje, entrar na organização, precisa atender várias exigências, como ter MBA e falar duas línguas entre outras. Além disso, os sócios têm uma cota de indicação de familiar. No entanto, o grau e envolvimento e acolhimento entre os familiares é intenso. Apenas para exemplicar, Schnor falou que se um integrante da família perder o emprego, a organização se envolve para encontrar outra colocação no mercado. “No grupo tem um profissional que cuida dos assuntos da família”, disse.
Ao contar algumas de suas experiências Schnor transmitiu boas ideias e que deram certo na sua organização. Entre elas, iniciar o processo de sucessão antes que todos sejam atingidos por uma crise; identificar a personalidade do fundador e alinhar com a dos sucessores; diferenciar o que é pessoa jurídica e pessoa física; pensar para falar e ter transparência na gestão. “Quem garantirá o sucesso é a sucessão”, finalizou.
Depois da palestra, o tradicional momento de network aconteceu na festa junina com decoração e pratos típicos.
Parceiros
O Programa Ação ABC Empresarial – Negócios e Debates no TRC – conta com o apoio e parceria das seguintes empresas: Man Latin America; Petrobras; Iveco, Sascar; Zatix; SNS; Autotrac; DSS; Divena Caminhões; Guia do Transportador, Mercedes-Benz, Codema e Scania.
O próximo ABC Empresarial está agendado para o dia 22 de agosto, na sede do SETRANS, em São Caetano do Sul (SP).
Mais informações e confirmação de presença: adminstracao@setrans.com.br; telefone (11) 4330-4800.
setrans img 4

Luiz Guilherme Schnor, presidente do Grupo Supricel, com Tiojium Metolina, presidente do SETRANS

DSC 0105DSC 0131

Empresários e executivos do transporte e parceiros do SETRANS no ABC Empresarial de junho

 
Imprensa SETRANS – 21/06/2016