A Confederação Nacional do Transporte dá início, nesta terça-feira (5), à coleta de dados para mais uma rodada do Índice CNT de Confiança do Transportador, que avalia a situação atual e as expectativas futuras dos empresários (para os próximos seis meses) em relação à economia e ao seu negócio. A sondagem se tornou um instrumento importante para a tomada de decisões por parte das empresas do setor.

Enviada por e-mail e/ou WhatsApp às empresas do transporte rodoviário de cargas do Rio Grande do Sul (5ª Rodada) e de São Paulo (3ª Rodada), a pesquisa visa fortalecer o posicionamento dos próprios empresários, diante do entendimento de sua posição relativa ao estado de confiança geral do setor, que é medido pelo indicador.

Para o levantamento, a CNT conta com o apoio da Fetransul (Federação das Empresas de Logística e Transporte de Cargas no Rio Grande do Sul) e da Fetcesp (Federação das Empresas de Transportes de Cargas do Estado de São Paulo).

Lançado de forma inédita para o setor, no ano passado, os resultados podem ser usados pelos empresários para a análise de investimentos em suas atividades. Para a CNT, o indicador contribui como um balizador das ações de defesa de interesses do setor junto aos poderes Executivo e Legislativo. Esse monitoramento da percepção dos empresários sobre a economia e seus negócios é fundamental, uma vez que a confiança é afetada pelas decisões políticas e pela conjuntura macroeconômica.

“Os resultados podem ser utilizados, ainda, por empresas fornecedoras e consumidoras dos serviços de transporte, já que, entender a expectativa do setor, é fundamental para antecipar as principais tendências de curto prazo”, exemplifica o diretor executivo da CNT, Bruno Batista.

Os transportadores têm até o dia 19 de novembro para responderem à sondagem da CNT, que é aplicada a cada semestre.

Fonte:  Agência CNT Transporte Atual