A nova edição do boletim Economia em Foco, da Confederação Nacional do Transporte, divulgada na sexta-feira (13), analisa o impacto da queda do preço do petróleo no transporte brasileiro. No início desta semana, a matéria-prima registrou forte queda, superior a 20%. O documento da CNT sinaliza que ainda são dúbios os efeitos da oscilação da cotação internacional do petróleo para o setor.

Confira a íntegra do boletim Economia em Foco.

Segundo o boletim, “uma análise estática levaria à conclusão de que o efeito seria positivo, levando a uma redução de preços dos combustíveis, na mesma magnitude da queda do preço do petróleo”.

Mas ressalva que esses efeitos positivos de redução do preço do barril de petróleo podem ser anulados pelo movimento de depreciação da moeda brasileira frente ao dólar. “Isso porque o preço do combustível no mercado é composto, entre outros, pelo preço do barril de petróleo e pela taxa de câmbio.” Nessa quinta-feira (12), a moeda norte-americana chegou a saltar mais de 6% e bater R$ 5,0277 pela primeira vez na história.

Fonte: Agência CNT de Notícias – 13/03/2020