Laudo do IPT localizou 1.300 falhas em construção, que deveria ter ficado pronta em 2016 e está parada desde 2018.

A Secretaria Estadual de Logística e Transportes do governo do estado de São Paulo marcou para 9 de março a audiência pública para a retomada de obras do Rodoanel Norte, que era pra ter ficado pronto em 2016.

O trecho vai ligar a cidade de São Paulo à rodovia Presidente Dutra e já custou mais de R$ 6,3 bilhões.

Um estudo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), contratado pelo governo, mostra as falhas no projeto e na estrutura da construção e será anexado ao edital da obra.

O laudo do IPT encontrou quase 1.300 falhas em seis lotes da construção, que está com canteiros paralisados desde 2018.

Pelo estudo, 59 pontos são considerados grandes falhas construtivas, como erosão em terrenos e estruturas, colunas desalinhadas e infiltrações.

Quando estiver pronto, o Rodoanel Norte terá 48 quilômetros de extensão, passando pelas cidades de São Paulo, Arujá e Guarulhos, onde faz ligação com o Aeroporto Internacional de São Paulo.

Falhas

Segundo o laudo do IPT, 84% das falhas construtivas observadas na obra foram consideradas de gravidade baixa ou insignificante, 12% médias e 5% grandes.

As falhas consideradas pequenas ou insignificantes são decorrentes do abandono das obras e da falta de zeladoria dos canteiros de obra. São estruturas, por exemplo, que ficaram expostas a sol e chuva, sem a devida proteção.

Mais preocupantes, segundo o documento, são as anomalias médias, que podem interferir a médio e a longo prazo na operação da rodovia.

Já as falhas grandes poderiam impactar o funcionamento do Rodoanel Norte como um todo e, por isso, devem ser analisadas mais profundamente, inclusive com o consórcio projetista, antes da abertura da rodovia para veículos, diz a análise do IPT.

Entre as grandes falhas estão colunas de pontes tortas, rupturas e erosão de encostas. A condição dos túneis também foi criticada. Em um deles, com histórico de rupturas, técnicos identificaram o acúmulo de água que deveria estar drenado e falhas em seu revestimento interno, aponta o IPT.

Valores

Análise feita em 2019 pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) afirma que a construção do Rodoanel Norte já custou R$ 6,3 bilhões, 50% mais que os R$ 4,3 bilhões orçados inicialmente pelo governo de São Paulo quando a obra começou, em 2013.

O ritmo da construção foi ficando lento em 2015, mas oficialmente as obras estão paralisadas desde dezembro de 2018, quando as atividades nos lotes 1, 2 e 3 foram encerradas pela gestão do então governador Márcio França (PSB), que rompeu o contrato com empreiteiras responsáveis pelos três lotes.

Alguns canteiros de obras estão abandonados há anos e o problema da falta de iluminação e do lixo acumulado gerou reclamações dos moradores que vivem no entorno.

Após análise do governo paulista, em 2019, temia-se que as estruturas estivessem comprometidas pelo tempo em que estão paradas ou mesmo que a construção tivesse sido feita de maneira inadequada. Por isso, a atual gestão do governador João Doria (PSDB) contratou o IPT para alisar a situação da construção, argumentando que a análise era necessária para a retomada da obra.

Fonte:  G1 – 20/02/2020