O Governo Federal concluiu os últimos 37,10 quilômetros das obras de restauração e de manutenção da BR-080/GO, no Estado de Goiás. Nesse sentido, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) finalizou 100% dos serviços em todo o segmento, que conta com 45,10 quilômetros de extensão. No último mês de maio, o ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, ao lado do diretor-geral do DNIT, general Santos Filho, fez a entrega dos outros 8 quilômetros.
“Com a conclusão das obras, entregamos agora à população 181 quilômetros totalmente restaurados. Essa é uma rodovia muito importante para a integração nacional, já que parte de Brasília e permite o acesso às regiões Norte e Nordeste do país. Futuramente, ela também irá permitir a ligação direta entre Goiás e Mato Grosso, favorecendo o agronegócio brasileiro”, afirmou Tarcísio.
O DNIT dividiu a BR-080/GO em dois segmentos para a realização das obras. O segmento 1, entregue agora e que vai da divisa do Distrito Federal com o Estado de Goiás até o município de Padre Bernardo (km 0,00 ao km 45,10), necessitou de adequação da plataforma para implantação de acostamentos, prolongamento de bueiros e melhorias (duplicação) nas travessias urbanas, dentre outros serviços.
Já o segmento 2, concluído no ano passado, vai do município de Padre Bernardo até o entroncamento da BR-153/GO, em Uruaçu (km 45,10 ao km 181,30). No trecho foram realizados os serviços de reciclagem da base, fresagem, aplicação de manta geotêxtil, de micro revestimento, aplicação de Concreto Betuminoso Usinado à Quente (CBUQ) na faixa B e faixa C, além da sinalização horizontal.
O conjunto de obras e serviços realizados pelo DNIT ao longo da rodovia federal contaram com um investimento total de R$ 172.004.704,71.
IMPORTÂNCIA – Devido ao desenvolvimento do agronegócio da região, o potencial turístico e a necessidade de deslocamento dos moradores entre as cidades do entorno ao Distrito Federal, a capacidade da rodovia, que era a mesma desde a sua implantação, ficou incompatível com o volume médio diário de veículos. Com isso, o índice de acidentes no segmento aumentou e a rodovia foi considerada perigosa pela população, aumentando o apelo por melhorias junto ao DNIT.
Além de transformar a realidade da rodovia e favorecer o desenvolvimento do país, as obras proporcionam maior segurança e conforto aos usuários, com a redução do tempo das viagens e do índice de acidentes.
*Com informações da Coordenação-Geral de Comunicação Social do DNIT
Fonte: Ministério da Infraestrutura