Palavra do presidente: Espaço para comentar as ações e posicionamentos do SETRANS
Convenção Coletiva de Trabalho e falta de motoristas exigiram maior atenção
Iniciamos neste mês um espaço para registrar o posicionamento do SETRANS em assuntos que afetam as empresas de transportes e também para falar de ações que desenvolvemos na representação do setor.
Nos últimos meses estivemos envolvidos nas negociações salariais deste ano, com várias rodadas de conversas com os sindicatos profissionais. A busca de um acordo exigiu muito diálogo para conquistar um consenso e atender as expectativas das empresas. Os dados estão sendo divulgados e disponíveis para consulta. Com o objetivo de detalhar e esclarecer as cláusulas da nossa Convenção Coletiva de Trabalho, vamos promover o Programa Ação ABC Empresarial, no dia 16 de junho, com um painel formado por nossa assessoria jurídica.
Outro tema que teve nova reflexão nas entidades do setor foi a falta de motoristas profissionais, que aliás tem sido uma preocupação que nos envolve há anos.
Para esta questão contamos com o SEST SENAT que promove, novamente, o Programa Mais Motoristas que custeia integralmente o processo de mudança de categoria da CNH (para as categorias “C”, “D” ou “E”) e a formação na Escola de Motoristas Profissionais ou em cursos homologados pela Instituição. Importante destacar que o SEST SENAT tem um grande portfólio de treinamentos e serviços.
Por outro lado, as empresas também precisam se mobilizar, não apenas procurando o SEST SENAT, mas, com medidas internas na contratação para tornar atrativa a carreira de motoristas, especialmente para os jovens.
Nossas ações, no SETRANS, são constantes na busca de melhores condições para as nossas empresas, visando atender as demandas e superar expectativas.
Junte-se a nós para aumentar nossa representação.
Marcel Zorzin, presidente do SETRANS




