Skip links

Palestra sobre MDF-e reúne empresários na sede do SETRANS ABC

Com palestra da atualidade, sobre MDF-e  na prática e suas interações com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e Sefaz,  o SETRANS promoveu mais uma edição do Programa Ação ABC Empresarial, na segunda-feira,  23 , na sede da entidade.

Na abertura do evento, o presidente do SETRANS, Marcel Zorzin, agradeceu a presença dos empresários e executivos do setor e ressaltou a importância da união diante dos desafios que as transportadoras enfrentam. “ Queremos fazer uma gestão participativa. Tragam as dificuldades que enfrentam na empresa, sobre qualquer tema. Temos a capacidade para assessorar as empresas”,  afirmou.

O diretor, Fábio Brigidio, que comandou a palestra, destacou a importância do evento que promove a interação entre os  empresários e o SETRANS. Informou que diretores da entidade se reúnem todas as segundas-feiras e convidou os associados para participarem das reuniões.

Palestra

A especialista em documentos fiscais eletrônicos, Shirley Cristina Rossetto, fez uma apresentação esclarecedora sobre como o MDF-e se conecta à fiscalização da ANTT e dos fiscos estaduais, quais são as exigências atuais e quais cuidados são indispensáveis para evitar autuações, inconsistências operacionais e riscos fiscais.

Shirley, comentou a preocupação do setor com o  volume de autuações, mais de 1 mil por dia, na fiscalização eletrônica da ANTT sobre o cumprimento do piso mínimo do frete. Por isso, ressaltou a importância do preenchimento correto da MDF-e, além de cumprir a legislação sobre o tema.

Shirley observou que a ANTT iniciará a fiscalização eletrônica das apólices dos seguros obrigatórios para toda empresa de transporte rodoviário de cargas: RCTR-C, o RC-DC e o RC-V. Assim recomendou atenção no preenchimento dos campos referentes ao tema.  

A Cartilha MDF-e na Prática, idealizada por Shirley, contém informações detalhadas sobre o tema e está disponível no espaço restrito do site do SETRANS. As empresas associadas que ainda não tem login e senha podem solicitar através do telefone (11) 4330-4800 ou  (11) 4330-4800 ou e-mail administracao@setrans.com.br

Parceria

O Programa Ação ABC Empresarial – Negócios e Debates do TRC tem o patrocínio e parceria das seguintes empresas: Iveco; Serv Nova Facilites; Veloe go; Scania; DSS Informática; Randon Multieixo,  Ademicon, Omnilink,  Pamcary e De Nigris.  A palestra teve  o apoio da FETCESP e Cooperativa Transpocred.

Fonte: SETRANS