No Programa Ação ABC Empresarial realizado pelo SETRANS, na segunda-feira (17/9), empresários e executivos das empresas de transportes comemoraram o Dia Nacional do Transportador Rodoviário de Cargas.
Na importante data para o setor, o presidente da Associação Nacional de Fabricantes Automotores (Anfavea), Antonio Carlos Botelho Megale falou sobre Os Desafios da Indústria Automobilística.
No início de sua apresentação, Megale apresentou o cenário da indústria automobilística, com dados da produção e vendas desde o ano 2000.
“Em 2017 iniciou-se a recuperação do setor de transportes, puxada por recordes de safra agrícola; retorno das expectativas do empresário industrial para níveis de otimismo recuperação da indústria e do comércio, com aumento do fluxo de transporte”, disse.
Neste ano os números estão superando as projeções, disse Megale. De janeiro a agosto o crescimento foi de 14,9% nas vendas e 12,8% na produção total de veículos, na comparação com o mesmo período de 2017. No segmento de veículos pesados o número foi bem maior: 49,5% nas vendas e 31,7% na produção.
Megale apontou dois grandes desafios para a indústria automobilística: redução dos gases do efeito estufa; e mobilidade, compartilhamento e segurança no trânsito.
“A direção autônoma caminha rapidamente. Já existem veículos classificados no terceiro nível em uma escala de cinco. Algumas localidades no mundo já testam as tecnologias nas ruas e estradas”. No Brasil caminhões autônomos já foram comercializados em operações controladas, para colheita de safras.
Os possíveis caminhos para o Brasil como alternativa ao diesel foram avaliados, por Megale. Ele disse que os biocombustíveis (etanol e biodiesel) têm solução de curto prazo, com opção de menor custo, com infraestrutura para distribuição e utiliza as potencialidades do País
No caso da eletrificação, avaliou que é uma solução de médio a longo prazo com maior custo, infraestrutura a ser criada, além de precisar buscar a tecnologia com desafios ambientais.
“Já tivemos conquistas importantes. A Rota 2030 permitirá o desenvolvimento de novas tecnologias, que considerem também os biocombustíveis”, concluiu.
O diretor do SETRANS, Fabio Brigidio, parabenizou os empresários pelo Dia Nacional do Transportador Rodoviário de Cargas. “Temos discutido muito sobre a legislação do piso mínimo do frete. A fiscalização está sendo feita e os infratores estão recebendo multas elevadas”, disse.
Participaram do evento o secretário de Desenvolvimento Econômico de São Bernardo do Campo, Hiroyuki Minami, o presidente da Associação dos Caminhoneiros, José Araújo China, e executivos de empresas parceiras do SETRANS.
Iveco
O especialista em produção da Iveco, João Gomes, falou de dois produtos da montadora. O Iveco Tector Auto-Shift, informou Gomes, oferece um câmbio automatizado de 10 velocidades. O veículo foi projetado para maximizar a operação e diminuir erros na condução que possam ocasionar custos adicionais com combustível ou com o desgaste prematuro de componentes, além de proporcionar todo conforto operacional. “Os modelos Auto-Shift atendem desde entregas comerciais menores até operações fora de estrada”, informou.
Gomes também falou da linha Daily City que tem versões de veículos urbanos de carga e configurações de furgões e chassis com cabine simples e dupla. “Alguns modelos podem ser dirigidos com habilitação categoria B”, disse.
Parceria
O Programa Ação ABC Empresarial tem o apoio e parceria das seguintes empresas: Man Latin America; Iveco Latin America; SNS Serviços; DSS Informática; Guia do Transportador, Mercedes-Benz, Trade Vale Corretora de Seguros, Sighra Tecnologia em Rastreamento e Scania/Codema.
Mais informações e confirmação de presença: e-mail administracao@setrans.com.br ; telefone (11) 4330-4800.
Fonte: SETRANS – 18/09/2018
Fotos: Realce