FONTE: REDAÇÃO SETRANS – 15/10/2008 
A nova legislação do ICMS no Estado do São Paulo foi o tema central do Programa Ação ABC Empresarial – Negócios e Debates no TRC, realizado no último dia 13 de outubro, na sede do SETRANS.
Na ocasião o assessor jurídico do SETRANS, Marco Aurélio Guimarães Pereira, explicou as alterações previstas no Decreto Estadual 53.361, de 29 de agosto último, que trata do ICMS no transporte rodoviário de cargas. Ele lembrou que o imposto não é cumulativo, por isso, as empresas têm direito a utilização de créditos em vários casos. Explicou ainda as peculiaridades do imposto envolvendo o redespacho ou subcontratação e as operações estadual e interestadual, entre outros itens. Pereira fez questão de destacar a necessidade da atualização dos sistemas com os novos procedimentos legais a fim de evitar autuação.
O diretor do SEST/SENAT ABC, Luiz Rafael Cardieri Marchesi, informou que a unidade está com inscrições abertas para os cursos de Responsável Técnico voltados às empresas de transportes (ETC) e ao transportador autônomo (TAC). “Os treinamentos atendem a Resolução ANTT 2550/2008, que regulamenta a Lei 11.442/2007, que disciplina a atividade comercial do transporte rodoviário de cargas”, frisou ele.
O representante da Itatiaia, Douglas Zampieri, confirmou a inauguração da nova Unidade na cidade de Mauá, para o próximo dia 25 de outubro. Ele destacou que as novas instalações estavam recebendo os últimos retoques. A unidade atenderá o pós-venda e com maior agilidade as empresas da Região do Grande ABC, garantiu ele.
Jantar de confraternização 
A próxima atividade do Programa Ação ABC Empresarial – Negócios e Debate no TRC será o jantar de confraternização da entidade, marcado para 14 de novembro, no Buffet Samyr, em São Caetano do Sul (SP), a partir das 20 horas. Mais informações: telefone (11) 4330-4800, e-mail setrans@setrans.com.br.
Parceria
O Programa Ação ABC Empresarial conta com a parceria das seguintes empresas: Comercial Itatiaia de Viaturas; Omnilink Tecnologia; Volkswagen Caminhões e Ônibus Indústria e Comércio de Veículos Comerciais; Sascar Tecnologia e Segurança Automotiva; Mercedes-Benz do Brasil; Tietê Veículos; Vetelli Veículos e Peças; Shell Brasil; Scania Latin América Ltda; Randon S.A Implementos e Participações; Treadsdirect Limited (Elgi) e Bandag do Brasil.
Fotos Realce

Empresários do setor e parceiros do SETRANS prestigiam o Programa Ação ABC Empresarial


Assessor jurídico do SETRANS, Marco Aurélio Guimarães Pereira


Representante da Itatiaia, Douglas Zampieri


Diretor do SEST- SENAT ABC, Luiz Rafael Cardieri Marchesi