O SETRANS tem uma unidade móvel para atender as empresas do TRC da região do ABC.
O Programa Despoluir da FETCESP encerrou 2021 superando suas metas. Foram registradas 14.800 avaliações veiculares ambientais, superando as 12.500 avaliações de 2019, antes da pandemia.
Diversos fatores contribuíram para tal resultado, como a aquisição da sétima unidade móvel do Programa, que ficou responsável pelo atendimento na Região de São José do Rio Preto, e o reconhecimento cada vez maior das empresas para a importância ambiental de se manter a frota regulada, analisa o coordenador do Programa Despoluir, Flávio Teixeira Júnior.
Durante o ano o Programa ficou mais conhecido com a publicação de matérias da federação e das entidades regionais e pela participação em eventos, como a operação inverno realizada pela Cetesb e o Prêmio de Sustentabilidade promovido pelo SETCESP.
Metas para 2022
Neste ano, no qual o Programa Despoluir completa 15 anos, a expectativa, explica Carlos Panzan, presidente da FETCESP, é apresentar recordes de avaliações veiculares e receber mais unidades móveis para atender a demanda das transportadoras no estado de São Paulo.
Uma outra grande novidade da FETCESP para o 2022 é promover o projeto PremiAr – Transportando um Mundo Verde, para prestar reconhecimento às empresas parceiras do Despoluir e que estão comprometidas com o meio ambiente.
Mais informações sobre os atendimentos pelo SETRANS podem ser obtidas no telefone (11) 4330-4800 ou pelo e-mail despoluir@setrans.com.br
Despoluir
Por ser certificado pela Cetesb, o Programa Despoluir da FETCESP oferece as empresas parceiras a possibilidade de recurso em caso de autuação por excesso de fumaça preta, reduzindo em 70% o valor da multa após a comprovação das devidas manutenções e restabelecimento dos limites permitidos de emissões.
O Programa Ambiental do Transporte, desenvolvido pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e pelo SEST SENAT, realiza, desde 2007, atividades práticas, em parceria com a FETCESP e demais federações distribuídas em todo o Brasil, com o objetivo de solucionar os impactos ambientais advindos do transporte.
Ao longo da sua trajetória, foram mais de 3,5 milhões de avaliações veiculares ambientais, atendendo mais de 55 mil transportadores, engajando-os em ações de responsabilidade ambiental e contribuindo para a melhoria da qualidade do ar, especialmente nos grandes centros urbanos.
Com informações FETCESP