Portaria determina série de restrições para capacidade de peso de veículos que trafegam na rodovia
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) publicou na terça-feira (26), a portaria nº 372 que determina uma série de restrições na circulação de veículos de cargas e de passageiros na BR-319, única ligação rodoviária entre Manaus, capital do Amazonas, e Porto Velho, capital de Rondônia. A BR-319 é uma das prioridades do Governo Federal. A Autarquia trabalha para garantir maior trafegabilidade, durante todo o ano na rodovia amazonense.
Para manter um tráfego seguro ao longo de toda a rodovia, entre os meses de junho e novembro, a circulação de veículos de carga e de passageiros com peso acima de 23 toneladas fica proibida. Já entre os meses de dezembro e maio, a restrição é para veículos com capacidade de peso acima de 17 toneladas.
Com isso o transporte de passageiros e de cargas para o atendimento às comunidades situadas às margens da rodovia ficará mais seguro, especialmente no trecho entre Careiro da Várzea (AM) (km 13) e o entroncamento com a BR-230, no sentido Humaitá (AM) (km 679).
OPERAÇÃO OXIGÊNIO – o DNIT atuou para assegurar o transporte de carretas carregadas com oxigênio desde Porto Velho até Manaus. Com apoio da PRF, a Autarquia garantiu trafegabilidade para a passagem de sete carretas durante o trajeto pela BR-319/AM. As equipes do DNIT trabalharam intensamente para que a carga de oxigênio fosse transportada da forma mais rápida e segura pela rodovia.
Durante a missão para transportar 160 mil m³ de oxigênio para Manaus, os comboios percorreram o trajeto de 877 quilômetros e contaram com o apoio das equipes de manutenção do DNIT para atravessar trechos não pavimentados da BR-319/AM. As empresas responsáveis pelos nove contratos para realizar serviços de manutenção na rodovia amazonense ao longo do ano, estavam a postos para fazer a correção de pontos críticos que poderiam surgir em decorrência das chuvas e permitir a passagem das carretas.
BR- 319 – O DNIT trabalha intensamente para promover melhorias na trafegabilidade da BR-319/AM. Os projetos para pavimentação do trecho ainda não asfaltado estão em fase de elaboração e a expectativa é iniciar a execução dos serviços de pavimentação já em 2021.
Em janeiro deste ano, o DNIT publicou o edital de licitação visando a contratação de empresa que será responsável pela elaboração do Plano Básico Ambiental (PBA), Inventário Florestal, Projeto Arqueológico, Estudos de Malária, execução de campanhas de fauna e demais obrigações ambientais necessárias à obtenção da Licença de Instalação (LI) e Autorização de Supressão de Vegetação (ASV) para a reconstrução e pavimentação do chamado “Trecho do Meio” da BR-319/AM, localizado entre o Km 250 e o Km 655,7. Com a contratação, o DNIT tem como objetivo atender as obrigações ambientais requeridas no processo de licenciamento ambiental de reconstrução e pavimentação deste segmento da BR-319/AM.
Fonte: DNIT