O SETRANS realizou mais um encontro do Programa ABC Empresarial – Negócios e Debate no TRC – na segunda-feira (19/6), com a palestra do consultor Paulo Roberto Guedes que abordou o tema: Brasil, ainda o País do Futuro?
Guedes fez uma apresentação com dois enfoques, o estrutural e circunstancial da política econômica no Brasil. Comentou sobre a evolução do Brasil e do mundo. “Muito do que acontece atualmente não era previsível há 25 anos”, observou.
Publico junho2017
Com relação as mudanças no setor produtivo, Guedes apresentou dados apontando que, hoje. serviços e informações têm maior participação no Produto Interno Bruto (PIB) e na geração de emprego e renda no país, do que a indústria e agricultura.
Falou de vários problemas que o Brasil enfrenta e que comprometem o seu futuro. Apontou os riscos e incertezas na política que comprometem mudanças; a falta de regras para alguns setores; baixos índices de poupança e de investimentos, sobretudo na infraestrutura; baixos níveis de produtividade, que aumenta o custo e diminui a competitividade; o desemprego, desigualdade e péssimos serviços públicos que aumenta a insatisfação do cidadão.
Guedes ainda comentou outras questões como a falta de líderes e de forças políticas tradicionais; a falta de políticas sociais sérias, sobretudo na educação e saúde; enfoque econômico demasiado, e pouca importância no desenvolvimento das pessoas, entre outras.
Os pontos positivos do Brasil também foram apontados por Guedes, que destacou alguns como: Brasil venceu a inflação; balança comercial com resultados positivos e reservas de 370 bilhões de dólares; entrada de investimentos estrangeiros diretos; controle da taxa de juros; BNDES sem a política de investir em campeões nacionais; o resultado do primeiro trimestre de 2017 é promissor. Destacou também que ocorre um encaminhamento de reformas fundamentais (PEC do Teto, Reformas Trabalhista, Previdência e Ensino Médio e a Lei do Petróleo); reformas microeconômicas em andamento (de crédito e infraestrutura por exemplo); instituições funcionando e resistindo; combate a corrupção, apesar das “forças contrárias”; assuntos políticos e econômicos em ampla e generalizadas discussões e Brasil é um País moderno e faz parte do contexto mundial.
Após comentar tal cenário, Guedes falou das boas perspectivas para o Brasil, com os ganhos institucionais, com uma população mais informada e envolvida; gente poderosa sendo presa e respondendo à Justiça; a direita e esquerda sendo questionadas ao mesmo tempo e a imprensa que continua livre.
Apresentou o potencial do Brasil com base nos dados do livro “A verdade é teimosa – Diários da crise que adiou o futuro” da jornalista Miriam Leitão, publicado pela Intrínsica em 2017. São os seguintes: É o maior país do mundo em biodiversidade; Tem terra suficiente para dobrar a produção de alimentos sem desmatar; tem o maior potencial de produção de energia de baixo carbono por quilômetro quadrado; e tem uma população de tamanho ideal, nem pequena que seja um limitador, nem grande demais que seja um peso.
Os empresários e executivos de empresas associadas e representantes dos patrocinadores parceiros assistiram o vídeo institucional da Fetcesp e dos sindicatos paulistas O que aconteceria se os caminhões sumissem durante 5 dias…?  A iniciativa busca valorizar o transporte rodoviário de cargas.
O diretor do SETRANS Fábio Brigidio, agradeceu o apoio dos patrocinadores parceiros do SETRANS e ao palestrante Guedes pelas explicações sobre a política e economia no Brasil.
Parceiros
O Programa Ação ABC Empresarial conta com o apoio e parceria das seguintes empresas: Petrobras; Man Latin America; Iveco; Sascar; SNS; Autotrac; DSS; Guia do Transportador e Mercedes-Benz.
Fonte: Imprensa SETRANS – 20/6/2017

Fábio Brigidio, diretor do SETRANS, Paulo Roberto Guedes, palestrante, e Tiojium Metolina, presidente do SETRANS

Fábio Brigidio, diretor do SETRANS, Paulo Roberto Guedes, palestrante, e Tiojium Metolina, presidente do SETRANS