Stress: convivendo melhor consigo e com os outros foi o tema da palestra apresentada pela comunicóloga, Sonia Regina Namoras Maluf, no Programa Ação ABC Empresarial – Negócios e Debates no TRC, realizado pelo SETRANS em 23 de abril.
As pessoas que assumem responsabilidades acima de seus limites estão mais suscetíveis ao stress, comentou Sonia. “Aqueles que conhecem e respeitam seus limites estão menos propensas ao stress”, afirmou.
A palestrante ainda revelou qual é a melhor arma para combater o stress: “O seu controle emocional é que faz a diferença”, afirmou. Incentivou a todos que procurem controlar a mente para poder ser um gestor melhor. “Se você tratar bem os seus funcionários, eles vão tratar bem os seus clientes. Não haverá energia negativa”, observou. Recomendou ainda que as pessoas utilizem a empatia para entender o comportamento dos outros e melhorar o relacionamento interpessoal.
Sonia informou que entre os primeiros sintomas do estres estão o nervosismo, cansaço, oscilações no humor, diminuição do rendimento, perda de sono, falha de memória, dor de cabeça e dores musculares. “Os sintomas do stress podem variar entre as pessoas”, afirmou.
Para prevenir o stress Sonia recomendou algumas mudanças de comportamentos como respeitar seus limites técnicos, físicos e financeiros, moderar o estilo de vida, administrar melhor o tempo, adotar a prática de reuniões eficazes e evitar assumir os problemas dos outros.
O presidente do SETRANS, Sallum Kalil Neto, disse que a palestra atingiu seu objetivo que foi chamar a atenção dos empresários e executivos para o assunto. “O estresse afeta a gestão nas empresas e algumas mudanças podem melhorar o ambiente profissional e familiar”, observou.
Scania 
O responsável pelo portfólio de produtos Scania, Marcel Luiz do Prado, falou da linha de caminhões semipesados da montadora, lançada no ano passado. Os caminhões dessa nova linha da Scania são comercializados em seis versões, possuem CMT (carga máxima total) inferior ou igual a 45 toneladas e suas variações entre-eixos possibilitam diferentes comprimentos de implementos. Prado esclareceu que os caminhões semipesados Scania estão preparados para atender as normas da fase 7 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve). “Têm estrutura e conforto semelhante aos modelos pesados o que facilita a manutenção dos veículos”, observou Prado.
No encerramento do encontro o diretor do SETRANS, Vicente de Paula Enedino chamou a atenção de todos para a pequena durabilidade do novo diesel S 50 que atende as normas P7. Destacou que entidades do setor dos combustíveis estão fazendo gestões para algumas alterações visando aumentar a vida útil do novo diesel.
Parceiros 
O Programa Ação ABC Empresarial – Negócios e Debates no TRC – de 2012 conta com a parceria das seguintes empresas patrocinadoras: Adivel Caminhões e Ônibus Ltda. (APTA); Autotrac Comércio e Telecomunicações S.A; Comercial Itatiaia de Viaturas Ltda.; Dibracam Comercial Ltda; Facchini S. A; Firseg Seguros; Ford Motor Company Brasil Ltda.; MAN Latin America; Mercedes-Benz do Brasil Ltda.; Petrobras Distribuidora S.A ; Randon Implementos para o Transporte Ltda.; Sascar Tecnologia e Segurança Automotiva S. A; Scania Latin America Ltda.; Serv-Molas Comércio de Peças e Manutenção Ltda.; Souza Ramos Comércio de Caminhões Ltda.; Web-Trac Soluções em Rastreamento Ltda. e Zatix Tecnologia S/A (Omnilink) e Sinotruk Caminhões.
Próximo encontro 
O próximo encontro do Programa Ação ABC Empresarial será realizado em 21 de maio, a partir das 19 horas, na sede do SETRANS, em São Caetano do Sul (SP).
Mais informações: telefone (11) 4330-4800; e-mail: setrans@setrans.com.br
Crédito das fotos: Realce

Sonia Maluf palestrante do Ação ABC Empresarial


Marcel Luiz do Prado, responsável pelo portfólio de produtos Scania


Participantes do Programa Ação ABC Empresarial de abril