Palestra no SETRANS destaca a criatividade e inovação nas empresas

Palestra no SETRANS destaca a criatividade e inovação nas empresas

Empresários e executivos de empresas associadas ao SETRANS participaram do Programa Ação ABC Empresarial – Negócios e Debates no TRC, realizado na segunda-feira (12/08).

As palestrantes Sonia Maluf e Patrícia Medeiros falaram da Inovação: Colocando a Criatividade em Prática e provocaram uma reflexão sobre mudanças nas empresas, de “pensar fora da caixa”.

A comunicóloga Sônia Maluf, destacou a necessidade de incentivar as pessoas em apresentar sugestões para os negócios. “A inovação somente acontece se olharmos para as pessoas, suas necessidades e seus costumes”, observou.

Sonia Maluf, palestrante

A pedagoga Patrícia Medeiros disse que a atitude que impede a geração de novas ideias e a inovação é pensar que as empresas foram criadas para serem excelente no que fazem e não para repensar o que fazem.

O que analisar para buscar inovação com êxito foi apontada por Patrícia: Entender o que o seu cliente deseja e espera como resultado; saber explorar o máximo que você tem, já em casa, as pessoas, dando oportunidades para que elas criem, tentem e inventem. Destacou ainda que a importância de gerar empatia, se colocar no lugar do outro.

Na apresentação as palestrantes também falaram de vários outros aspectos como a diferença de inovação incremental e disruptiva, a empatia no processo de inovação, como transformar paradigmas em resultados, como gerar inovação; Como trabalhar em projetos para inovação; Como fazer a inovação ser sustentável.

Patrícia Medeiros, palestrante

Conet&Intersindical

O coordenador da Comjovem ABC e diretor do SETRANS, Marcel Zorzim, falou da participação dos diretores no Conselho Nacional de do Conselho Nacional de Estudos em Transporte, Custos, Tarifas e Mercado (Conet&intersindical), realizado nos últimos dias 1 e 2, em São Luiz, no Maranhão.  “O encontro foi bastante produtivo com a apresentação de pesquisas e estudos importantes para os empresários”, ressaltou.

Zorzim apresentou a pesquisa realizada pelo Decope/NTC no mês de julho último que apontou uma defasagem média no frete recebido pelo transportador em relação ao custo apurado de 16,0%, sendo de 8,0% nas operações com transporte de cargas fracionadas e de 20,0% nas com cargas lotações. Para atualizar os empresários Zorzim apresentou alguns dados das palestras do Conet&Intersindical sobre a Regulação do Piso Mínimo de Frete; A influência da Carga Tributária no Mercado de Transportes; Negociações Trabalhistas; Pesquisa da CNT sobre a Reforma Tributária; Cenário Macroeconômico no Brasil e Perspectivas; Planejamento e Proteção Patrimonial.

Coordenador da Camjovem ABC. Marcel Zorzim

Próximo encontro

O próximo Programa Ação ABC Empresarial será especial, em 18 de setembro, no SETRANS, para comemorar o Dia Nacional do Transporte de Cargas. Mais informações e inscrições através do e-mail administração@setrans.com.br ou telefone (11) 4330-4800.

Parceria

O Programa Ação ABC Empresarial tem a parceria das empresas Man Latin America; Iveco Latin America; SNS Serviços; DSS Informática; Guia do Transportador, Mercedes-Benz, Trade Vale Corretora de Seguros, Sighra Tecnologia em Rastreamento, Scania/Codema, Autotrac e CTF.

Público no evento ABC Empresarial do SETRANS

Fonte: SETRANS – 13/08/2019

Fotos: Realce