Presidente da Anfavea fala sobre desempenho do setor automobilístico no SETRANS

Presidente da Anfavea fala sobre desempenho do setor automobilístico no SETRANS

A primeira edição do Programa Ação ABC Empresarial de 2020 que o SETRANS realiza reuniu empresários e executivos do setor, na segunda-feira (17/02).

O presidente da Associação Nacional dos fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Carlos Moraes, fez a palestra Retrospectiva 2019 e Perspectiva 2020 da Economia no Setor Automotivo.

Com otimismo moderado o presidente da Anfavea destacou que a expectativa é de crescimentos em 2020. Alcançar a produção 3,16 milhões de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, aumento de 7,3%. A projeção é de aumento de 9,4% nas vendas ao consumidor brasileiro, para 3,05 milhões, e recuo de 11% nas exportações, para 381 mil unidades.

A projeção otimista, disse Moraes deve-se a pequena melhora da economia e do ambiente de negócios no Brasil, como inflação controlada, redução da taxa de juros e crescimento do PIB.

No segmento de veículos pesados, a expectativa da Anfavea é de aumentar na produção de 13,4%, com 160 mil unidades em 2020.

O presidente da Anfavea também falou sobre a questão ambiental é um tema sensível e cada vez mais debatido. Apresentou dados apontando que as emissões de poluentes diminuem apesar do aumento da frota.

O coordenador da Comjovem ABC e diretor do SETRANS, Marcel Zorzin, falou sobre o Conet&Intersindical, realizado no início do mês, em Curitiba – PR.  Comentou sobre as pesquisas apresentadas no evento, sobre a Política Nacional de Piso Mínimo de Frete e pesquisa de mercado de 2019.

Estiveram prestigiando o evento, o presidente da NTC&Logística, Francisco Pelucio, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo de São Bernardo do Campo, Hiroyuki Minami.

Parceria

O Programa Ação ABC Empresarial tem a parceria das empresas Man Latin America; Iveco Latin America; SN Serv Nova; DSS Informática; Guia do Transportador; Mercedes-Benz; Trade Vale Corretora de Seguros; Sighra Tecnologia em Rastreamento; Scania; Autotrac e CTF.

Fonte: SETRANS – 18/02/2020

Empresários e executivos de empresas associadas e parceiras do SETRANS

Luiz Carlos Moraes, presidente da Anfavea