A Proposta de Regulação da Política Nacional de Fretes no TRC foi apresentada pelo professor José Vicente Caixeta, no Programa Ação ABC Empresarial realizado pelo SETRANS, na segunda-feira (17/6). Caixeta é o coordenador do Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial da Esalq-Log, contratada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para fazer o estudo sobre os valores dos fretes.

 José Vicente Caixeta, Professor da Esalq-Log

Em sua apresentação, Caixeta falou sobre as atividades realizadas pelo projeto que incluiu ampla pesquisa junto aos diversos públicos de interesse no tema. “Recebemos cerca de 850 contribuições e todos foram analisadas e respondidas”.
O professor ressaltou que o estudo que a Esalq desenvolveu é técnico e que se definiu passar de cinco tipos de cargas para 11 e considerar vários tipos de veículos. A metodologia é a clássica e embasada nos valores dos custos fixos e dos custos variáveis. “Nas planilhas apresentadas não estão incluídos alguns itens como margem de lucro e pedágio”, destacou Caixeta.
O Estudo da Esalq, informou Caixeta, foi entregue para a ANTT, que é quem definirá a política de pisos mínimos dos fretes no transporte rodoviário de cargas.
CTF
O gerente de negócios da CTF, Felipe Lima, falou sobre a nova parceria entre o SETRANS e a empresa que representa. Através de um Cartão identificador com chip e senha, o usuário poderá fazer o controle e pagamento de abastecimentos de veículos, bem como para compra de bens e serviços na rede credenciada.
Campanha Comjovem
A Comjovem ABC participa da Campanha de Doação de Sangue desenvolvida pela a Comjovem Nacional. O diretor do SETRANS e vice-coordenador da Comjovem, Fábio Fagundes, informou que a proposta do movimento é engajar os jovens empresários em uma causa social, revertendo os benefícios para toda a sociedade. Com o mote “Solidariedade que corre pelas veias”, a ação terá duração de três meses: junho, julho e agosto.
Os três primeiros doadores de empresas associadas ao SETRANS que apresentarem comprovação da doação vão ganhar uma inscrição de curso ministrado no Sindicato do ABC.
Mais informações: telefone (11) 4330-4800; e-mail administração@setrans.com.br .
Parceria
O Programa Ação ABC Empresarial tem a parceria das empresas Man Latin America; Iveco Latin America; SNS Serviços; DSS Informática; Guia do Transportador, Mercedes-Benz, Trade Vale Corretora de Seguros, Sighra Tecnologia em Rastreamento, Scania/Codema e CTF Technologies.
Fonte: SETRANS – 18/06/2019
Atualização em 19/06/2019
Fotos: Realce 

Fábio Brigidio, diretor do SETRANS; Professor José Vicente Caixeta; Claudio Borelli, presidente do SETRANS

Participantes do ABC Empresarial de 17 de junho, na sede do SETRANS