O presidente do SETRANS, Claudio Borelli, o diretor Nobumitsu Matsuda e o coordenador da Comjovem ABC, Marcel Zorzim, participaram do Conet& Intersindical, realizado pela NTC&Logística, na semana passada, dias 7 e 8 de fevereiro, em João Pessoa (PB).
O encontro, realizado semestralmente, reúne de presidentes e diretores dos sindicatos, federações e associações do setor com o objetivo de debater temas de interesse para o país e, particularmente, para o transporte rodoviário de cargas.
Claudio Borelli comenta sobre a pesquisa do Decope/NTC do mês de janeiro último, apresentada no encontro que aponta uma defasagem média de 13%, sendo de 9,6% nas operações com transporte de cargas fracionadas e de 15,5% nas com cargas lotações. “O índice de defasagem ainda continua elevado, servindo de alerta para as empresas avaliarem seus custos e fazer a recomposição de suas tarifas junto aos seus clientes”.
Durante os dois dias de evento as lideranças trataram dos seguintes temas: Avaliação da reforma trabalhista; Medidas e propostas do novo governo federal nas relações do trabalho e ações da NTC e CNT em 2018 em matéria trabalhista; Manutenção das Entidades Sindicais – propostas do GT Estruturação Sindical, Multas da ANTT – Aspectos Legais e Procedimentais; Piso Mínimo de Frete – Aspectos Legais; Inspeção Veicular da ANTT; Bloqueio/ Penhora de Ativos Financeiros e UBER do TRC e o Marco Regulatório do TRC.
Fonte: SETRANS – 14/02/2019