O SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) inaugurou sua primeira unidade operacional em Votuporanga (SP), na terça-feira (1º). A solenidade foi marcada pela presença de autoridades locais, empresários e representantes do setor de transporte da região.

Com 1.812 metros quadrados de área construída e com capacidade de 53 mil atendimentos anuais, a nova unidade oferece serviços de qualificação profissional e de saúde gratuitos para os trabalhadores do transporte e seus dependentes. A comunidade de Votuporanga e dos municípios vizinhos também pode usufruir dos serviços.

A estrutura conta com sala de treinamento em um simulador de direção de caminhão, carreta e ônibus, com capacidade para 15 alunos; três salas de aula, com capacidade para 24 alunos cada uma; e uma sala de treinamento de EaD, com capacidade para 18 alunos. Na área da saúde, dispõe de quatro clínicas odontológicas, uma de fisioterapia, uma de nutrição e uma de psicologia.

O presidente da CNT e dos Conselhos Nacionais do SEST e do SENAT, Vander Costa, afirmou que a presença da instituição em Votuporanga é o reconhecimento da região como estratégica para o setor de transporte e logística, especialmente para o escoamento de grande parte da produção agrícola do Centro-Oeste do Brasil. “O transporte é um dos eixos estruturantes da economia local, e o município possui um parque industrial diversificado, com grandes empresas nos ramos alimentício, mobiliário, madeireiro, de vestuário e confecções. Por isso, chegamos com a missão de transformar a realidade dos trabalhadores do transporte, dos seus dependentes e da comunidade.”

Essa é a segunda unidade inaugurada no estado de São Paulo neste ano. No dia 24 de setembro, foram abertas as portas do SEST SENAT de Ourinhos.

O presidente do Conselho Regional do SEST SENAT São Paulo, Mauro Artur Herszkowicz, destacou que a nova unidade – a exemplo das demais – é moderna e conta com uma estrutura adequada para promover o desenvolvimento regional. “Esperamos atender toda a comunidade do transporte de cargas e passageiros de todos os modais. Essa realização é motivo de muita alegria e muito orgulho para todos nós do estado de São Paulo.”

Dando as boas-vindas a todos do SEST SENAT, o prefeito de Votuporanga, João Eduardo Dado Leite de Carvalho, declarou que a instalação da nova estrutura na cidade é uma grande conquista do povo votuporanguense. “O SEST SENAT é um orgulho do Brasil. Sejam todos bem-vindos à nossa cidade e contem conosco para o que precisarem. Depois de ver essa estrutura aqui, estou até pensando em aprender a dirigir carreta com o simulador de direção”, brincou o prefeito.

Participaram da inauguração o presidente da FETCESP, Carlos Panzan, o vice-presidente da CNT, Flávio Benatti, o vice-presidente da FETCESP, Urubatan Helou, entre outras autoridades do setor e da região.

Homenagem

Na solenidade de inauguração, o presidente da CNT e dos Conselhos Nacionais do SEST e do SENAT, Vander Costa, recebeu uma homenagem da Fetacesp (Federação dos Taxistas Autônomos do Estado de São Paulo), em reconhecimento ao trabalho realizado pelo Sistema CNT em prol dos taxistas do estado de São Paulo.

A unidade de Votuporanga leva o nome do empresário Kagio Miura, em virtude dos seus serviços prestados ao setor transportador. Diretor da empresa KM Transporte Serviços de Locação, com quase 50 anos de existência, Miura é diretor-presidente do Setcarp (Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de São José do Rio Preto e Região) e compõe o Conselho Regional do SEST SENAT São Paulo.

“Estou honrado com a homenagem e muito feliz com a inauguração dessa nova casa do SEST SENAT em Votuporanga. O trabalho, a estrutura e os serviços gratuitos da instituição trazem um resultado inimaginável para todo o setor. Todos os empresários da região devem trazer seus empregados para passarem pelos cursos e atendimentos. Esses profissionais certamente retornarão com ótimos resultados para as empresas”, comentou o homenageado Kagio Miura.

Expansão

A inauguração da unidade de Votuporanga integra o plano de expansão do SEST SENAT em todo o Brasil. Desde 2017, outras 16 unidades já foram inauguradas: Porto Ferreira (SP), Paragominas (PA), Duque de Caxias (RJ), Limeira (SP), Mossoró (RN), Picos (PI), Carazinho (RS), Teotônio Vilela (AL), Serra Talhada (PE), Lages (RS), Sobral (CE), Itumbiara (GO), Guarujá (SP), Maringá (PR), Vilhena (RO) e Ourinhos (SP).

Criado em 1993, o SEST SENAT já realizou mais de 135 milhões de atendimentos em todo o país. A instituição é referência em desenvolvimento profissional e na prestação de assistência à saúde dos trabalhadores do transporte e dos seus familiares. Os atendimentos são 100% gratuitos para profissionais do transporte contribuintes e seus dependentes.

Com informações da CNT –  01/10/2019