Skip links

Começam obras na Hidrovia Tietê-Paraná

As obras de aprofundamento e derrocagem (extração de rochas) do Canal de Avanhandava, parte da Hidrovia Tietê-Paraná que fica Buritama, Interior do Estado, foram iniciadas ontem. O projeto prevê o aumento da profundidade da via em 2,4 metros em um trecho de 10 quilômetros, até a jusante da Usina de Três Irmãos.
A hidrovia é estratégica para o Porto de Santos, escoando cargas do Interior até as proximidades da Grande São Paulo, de ontem são levadas em caminhões até o cais.
O começo das intervenções foi marcado por um evento que reuniu o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintela, e o governador Geraldo Alckmin.
O empreendimento terá um custo de R$ 203 milhões e deve ser concluído em julho de 2019. Segundo Alckmin, as obras são importantes para o desenvolvimento da região e do País. “Havia um gargalo aqui em Nova Avanhandava que será resolvido com o rebaixamento do pedral”, afirmou. “No ano passado, batemos o recorde de transporte pelas hidrovias, 8,7 milhões de toneladas, e acho que poderemos ir rapidamente a dois dígitos e transportar mais de dez milhões de toneladas”.
Fonte: A Tribuna On-line – 24/2/2017

Leave a comment