Cerca de 500 expositores mostram suas novidades na Fenatran 2024 para mais de 66 mil visitantes esperados, que podem gerar vendas superiores a R$10 bi.
Sempre com a promessa de promover edições cada vez mais grandiosas, a maior feira de transporte e logística da América Latina – a Fenatran 2024 – abre suas portas entre os dias 04 a 08 de novembro em São Paulo. A expectativa da RX Brasil, organizadora da feira, é receber mais de 66.000 visitantes, que deverão circular pelos corredores do pavilhão de exposição do São Paulo Expo, em busca de novidades apresentados por mais de 500 expositores, abrangendo toda a cadeia do transporte e logística.
Além da área expositiva, o evento contemplará test-drives de veículos, a Movimat Experience, ocasiões como o Encontro de Mulheres, Arena de Conteúdo, workshops, palestras e debates sobre tendências e desafios do setor.
Os maiores destaques da feira, como não poderiam deixar de ser, serão os caminhões e implementos rodoviários que estarão expostos nos estandes e nas áreas externas da Fenatran 2024. Para que estes produtos pudessem ser levados em segurança, a ABC Cargas cuidou de toda movimentação de transporte dos veículos de diversas marcas para o recinto por meio de pranchas carrega-tudo.
Com cronograma rigoroso, a operação logística precisou ser precisa e cumprir as janelas de tempo estabelecidas pela organização, como forma de evitar congestionamentos e permitir que os expositores pudessem finalizar a montagem dos estandes a tempo. Para evitar o risco de avarias durante o transporte, o que comprometeria a exposição do veículo, a transportadora utilizou coberturas especiais de proteção durante os deslocamentos.
A virada do Euro 6
Embora aguardada com ansiedade por visitantes e expositores, a Fenatran 2024 não irá contar com tantas novidades e lançamento como aconteceu na edição 2022. Na época, em função da virada de chave da legislação, que obrigou as montadoras de caminhões a lançar motores menos poluentes por meio do Proconve P8 (equivalente ao Euro 6), os principais estandes ostentavam uma linha renovada de produtos, ajustados à nova norma legal.
Foi assim que a DAF Caminhões, que já vinha em processo de atualização dos motores, apresentou as novas linhas Paccar PX e MX. Da mesma forma, a Scania destacou os novos propulsores Super e a Volvo revelou o modelo FM elétrico, que entrou em fase de testes em 2024, bem como as novas motorizações Euro 6.
A Mercedes-Benz, de outro lado, mostrou um Atego 1730 autônomo de nível 4, o Actros 2651 Estrela Delas e os novos motores euro 6. Na Iveco, o destaque foi o então novo S-Way. Já a Ford apresentou três novas versões da Transit: Automática, Chassi e E-Transit 100% elétrica. A Volkswagen Caminhões e Ônibus, por sua vez, se destacou pelo conceito Optimus, que apresentava recursos aerodinâmicos voltados para melhor eficiência energética da linha Meteor. Enquanto a brasileira Arrow Mobility mostrava o furgão elétrico Arrow One, voltado para entregas do comércio eletrônico.
Na área de implementos rodoviários, a Randon se destacou pela capacidade de inovação de sua engenharia. A então nova divisão Randon Solar, que integra a linha New R, revelou seu propósito de reduzir o consumo de combustível em até 25% no transporte de cargas refrigeradas. As placas solares na parte superior e/ou lateral da carreta absorvem energia para as baterias. Um software desenvolvido pela marca faz a gestão da energia para garantir que o produto transportado seja conservado na temperatura adequada.
Fenatran 2024
Mesmo assim, os grandes expositores não escondem sua ansiedade em relação à Fenatran 2024. E não sem razão. Todos os espaços do grandioso pavilhão foram comercializados, ocupando uma área com cerca de 100 mil m². As montadoras DAF, Ford, Iveco, Mercedes-Benz, Scania, Volkswagen e Volvo estão confirmadas na feira em estandes com forte apelo ao público.
Entre as novidades, a DAF destaca três novos modelos da Linha Vocacional, com o CF Mineração, o CF Florestal e o CF Construção, além do CF Rodoviário com motor de 9L. A Ford mostra a Ranger cabine simples para trabalho, bem como a linha Transit enquanto a Iveco irá apresentar a linha de carregadores NexPro e a eDaily, além de seu portfólio já conhecido.
Accelo 1417
A Mercedes-Benz reservou duas novidades que serão reveladas somente na abertura do evento, além do novo Accelo, do Actros Evolution, e de nova versão do Arocs. Já a Scania foca sua participação da diversificação da matriz energética, incluindo o novo elétrico 30 G, veículos a 100% de biodiesel e a gás, além do novo P280 com motor de 7 litros para o segmento de construção leve. A VWCO terá novos modelos e versões que ampliam as linhas Meteor e Constellation, bem como uma nova geração do elétrico e-Delivery. A Volvo irá lançar a linha FH 2025 e deve reforçar seus desenvolvimentos voltados para a eletromobilidade. Por fim, a chinesa XCMG anunciou o lançamento de seu primeiro caminhão elétrico médio (16 toneladas de PBT) de dois eixos (4×2), o modelo E7-18T com 285 cv de potência e 1.100 Nm de torque máximo.
A indústria de carrocerias também marca presença na mega exposição, de forma ainda expressiva que a edição 2022, quando contou com a participação de 46 empresas associadas à Anfir (Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários). Em 2024, esse número saltou para 58 associados, distribuídos por mais de 14 mil metros quadrados, que esperam alcançar um volume de negócios superior ao quase R$ 3,5 bilhões alcançados no ano retrasado. “É a maior participação do nosso setor em toda a história do evento e isso mostra a força dos fabricantes de implementos rodoviários e demais componentes do setor”, celebra José Carlos Spricigo, presidente da Anfir.
A Fenatran Experience promoverá test-drives em veículos das marcas Ford, Iveco, Mercedes-Benz, Scania e VWCO, além de caminhões para a demonstração de produtos das marcas Addiante e Eaton, patrocinadores do projeto. A expectativa é de que 2.500 testes serão realizados na área externa do pavilhão, ao longo dos cinco dias da feira.
O auditório de conteúdo traz mais uma edição do Com Elas na Fenatran, o 3º Fórum de Mulheres no Transporte e Logística, realizado com curadoria de Ana Jarrouge, presidente executiva do Setcesp (Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de SP e Região). Já o 7º Fórum de Transporte Sustentável debaterá temas relacionados a estratégias ESG (meio ambiente, responsabilidade social e governança).
A Fenatran tem parceria institucional e apoio das principais associações do setor, incluindo a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), NTC&Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística) e Anfir (Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários).
Não sem motivos, o representante da RX Brasil, Thiago Braga Ferreira, gerente da Fenatran, aposta no sucesso da iniciativa. “Trabalhamos duro para deixar o evento ainda mais completo, com conteúdos e atrações que vão trazer público qualificado e gerar muitos negócios para os expositores”, comenta.
Uma feira em evolução
Em sua última edição, realizada em 2022, mais de 500 marcas marcaram presença na 23ª edição do Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas, como é chamada oficialmente a Fenatran, que resultaram em um movimento de negócios da ordem de R$ 9,5 bilhões, cerca de R$ 1 bilhão a mais do que o volume gerado na edição anterior. A área de exposição, por sua vez, chegou a ser ampliada em 20%, totalizando 100 mil m2, e foi completamente ocupada pelos estandes dos expositores. A feira recebeu um público semelhante ao que se espera para 2024, com cerca de 66.000 pessoas, dos quais em torno de 20% visitaram a Fenatran mais de uma vez. Segundo a organização, a Fenatran colaborou para a criação de 13.000 empregos diretos para a montagem da exposição em seis dias.
Fonte: Frota&Cia